sexta-feira, dezembro 12, 2014

AméricaNuMinuto - Com o Vishnu Chist vem o medo (24 Novembro 2014) 7º GC

Ao final do sexto dia de expedição entramos finalmente na secção onde o Colorado crava as suas águas na rocha mãe, dos primórdios da formação da terra. Um xisto muito negro, quartezito e uma espécie de granito misturam-se caoticamente e dão ao Canyon um aspecto cerrado, escuro, encaixado e estreito, e a cada rápido uma dificuldade maior.

Abordamos ainda com o sol de frente "Hance", até agora porção mais "chalenging" do rio. 200 metros de extensão, 10 metros de pendente, o rio precipita-e numa sequência de ondas e buracos de àgua desencontrados, em alguns deles imagino que será uma viagem sem retorno, ou um banho longo, longo. Sento o meu rabo na minha pequena embarcação e o pulso acelarado, acelera ainda mais. Precipito-me rápido abaixo e luto, "bolas de fora parecia mais pequeno e fácil", upss, agarro num buraco, luto, ponho os olhos no final do rápido, cruzo duas ondas quebradas gigantes e estou no contra. Ali fico 10 minutos a recuperar o folego e a beber líquidos. Aproveito e faço filmes dos restantes elementos Tugas, todos passam com sucesso. O Duarte tem na abertura das hostilidades um encontro imediato com um enorme retorno. Este episódio mudaria a sua abordagem em relação ao rio. Passava de um "agressive kayaker" para um "conservative rafter". 
A sequência de rápidos de paragem e observação obrigatória, consome-nos tempo, deixa-nos sem almoço e obriga-nos a refugiar-nos numa pequena praia antes do estipulado, 16 pm já ao cair da noite.
Naquela noite fui incapaz de comer o que quer que fosse. O meu estomago estava demasiado empedernido com o stress da jornada. Coloquei o jantar em pequenas sacos, enchi uma termica de chá e enfie-me na tenda eram 20.30. "Estou carregar uma pequena  faringite" ... enfio um anti-inflamatório. Pela segunda noite seguida sonho eroticamente com belas mulheres nuas e acordo vezes sem conta para conferir se por um acaso qualquer não estarão ao meu lado na tenda. Nada. Rolo o corpo, ponho um pedaço de jantar na boca e tento voltar para a volupia dos sonhos.

Ao som de This Mortal Coil - Fyt

Sem comentários: