sexta-feira, dezembro 12, 2014

AméricaNuMinuto - O Vento (24 Novembro 2014) 6º GC

O meu sono luta durante um par de horas contra o ruído de pedaços de tenda a esvoaçar com um grrrr de areia pelo meio... Bolas está uma noite ventosa e eu a querer dormir. Afundo de novo na minha valsa ... De repente sou rodado pernas ao ar dentro do meu próprio saco de cama. É um vento enfurecido. Tudo é confusão dentro do meu pequeno refúgio. O Calado, pensei eu. Tinha ficado a dormir fora, ao luar. Abri a tenda como pude, e procurei por ele. Meio coberto de areia da praia continuava a dormir. Um vento forte arrasta areias contra os meus olhos, mas consigo ver o resto do camping, é ainda noite. Ligo o frontal, e tudo é confusão, a cozinha espalhada por 30 metros, duplos tetos de tendas a rodopiar no ar, os kayaks semi-tombados e o meu saiote em parte incerta. Ainda em meias acordo arrasto a minha tenda com quem arrasta um saco e refugio-me por traz de outra tenda. O Calado enfia-se dentro de outro iglo. Os colegas inquietos, tentam reforçar as fundações e encontrar o material espalhado. N havia nada a fazer. Fingi que dormia. Agora era esperar pela manha e ver o resto dos  estragos. 
Como uma maça com areia, aproveito a inspração desta força da natureza e escrevo. Os Deuses dos antigos habitantes testam-nos. Terá sido as tempestades de vento e areia que os fizeram abandonar o vale ?

Quando acordo de manha o vento apesar de mais calmo, mistura areia com cerais. Enquanto o pessoal come o possivel, agarro máquina e tripé e subo 200 metros acima no vale. Bebo os primeiros raios de sol e delicio-me com a imagem o rio que espera pela luz, emparedado entre duas camadas 500 metros acima de rocha macia. O rio seria calmo. Com vento de costas progredimos erraticamente, por entre ondas e spray que lhes era roubado pelo vento. 
À noite eu, Ricardo, Benjamim e o Taylor (na nossa vez de cozinhar) brindamos a equipa com aquela que seria considerada até então o melhor prato da expedição (até nos terem roubado as salsichas uns dias adiante), cogumelos e courgete salteada com vinho tinto e chouriça beirã, arroz de camarão e chouriço e pimentos bem picantes à moda do Ricky, arroz de cenoura com a "beirã" na brasa, salada de espinafres, maça, cenoura, cebola e nozes, e maça cozida com canela e açucar. No meio do nada tudo foi um piteo. Talvez por sorte um dos pacotes de tinto, "Merlot" da Califórnia era uma pistola. 2 copos. Aquece o corpo da parte da frente virado para a fogueira, arrefece da parte de traz e dou comigo a resmungar, "está um gelo de noite, vou ficar doente". Estavamos na Grande Inconformidade, onde passamos de estratos de rocha mais recente para rocha mais antiga, aí o vale alarga drasticamente e somos expostos ao frio que vem do céu. O luar esse é sempre arrebatador.

Ao som de Born Slippy  (Nuss) - Undeworld

Sem comentários: